»

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A VERDADE ESTÁ LÁ FORA


Revista internacional especializada em turismo pega carona no filme 1408 e elege os 13 destinos mais assustadores do planeta!

A americana Traveler, parte do conglomerado Condé Nast (de onde saem todas as Vogues, por exemplo), entrou no clima do longa-metragem 1408 e fez uma lista dos 13 locais mais naturalmente bizarros do globo, desde a Micronésia até Chernobyl.

No filme: o ator John Cusack interpreta um escritor que vive desmascarando os lugares supostamente mal-assombrados na América, até que ele se depara com um quarto tipo el matador e se dá (muito) mal. O site SPFW foi na pré-estréia e garante: é uma das melhores adaptações já feitas de uma obra de Stephen King (YouTube ao lado).

Ao que interessa: a lista dos 13 lugares naturalmente mais assustadores do planeta segundo a revista Traveler!

[BANGAR, ÍNDIA]
A cidade foi misteriosamente abandonada em 1640. As várias explicações envolvem princesas, óleos encantados, massacres e, claro, maldições - é até proibido ficar por lá durante a noite.

[MUSEU MÜTTER, FILADÉLFIA]
Prato cheio para os mórbidos, está lotado de objetos sinistros do ramo medicinal, como coleção de tumores, corpos de gêmeas siamesas, 2.000 objetos retirados de gargantas alheias (?), curiosidades anatômicas e consequências da gangrena facial em modelos (de papel-machê, graças!).

[LAGOA TRUK, MICRONÉSIA]
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Aliados mandaram ver e derrubaram mais de 60 navios e aeronaves inimigos em 1944. Muitas das carcaças ainda podem ser vistas no fundo da lagoa.

[MERCADO SONORA, CIDADE DO MÉXICO]
Que o México é cheio de superstições e magias, todo mundo sabe. No Mercado Sonora dá para comprar de tudo: receitas astecas, Budas, beija-flores secos (!), sangue de cobra...

[ILHA DA PÁSCOA, CHILE]
Mais misteriosa (o que são aquelas cabeças de pedra? como eram carregadas pela ilha?) do que sombria, a Ilha da Páscoa é um ovinho com muitas teorias para contar, de sacrifícios humanos a UFOs.

[PÂNTANO MANCHAC, LOUISIANA]
Cenário digno de histórias de terror (dizem que uma bruxa voodoo lançou por lá suas mandingas), o Manchac criou reputação de assombrado, apesar de praticamente só ter crocodilos. Claro que já virou negócio: existem excursões com tochas à meia-noite, para os mais curiosos. Sinistro: cenas do filme A Colheita do Mal (com HIlary Swank) foram gravadas no local.

[CASTELO BRAN, ROMÊNIA ]

Reza a lenda que o castelo é onde Vlad "o Impalador" Drácula cometeu algumas de suas barbaridades - também foi cenário para Dracula de Bram Stoker. Cheio de escadas, torres, passagens secretas e barulhos, dá arrepios só de olhar.

[CATACUMBAS DE PARIS]
Um clássico do turismo francês, as catacumbas abrigam ossos de 7 milhões de parisienses, formando túneis infindáveis dos quais somente um pedaço é aberto a público. Fica a dúvida: o que se esconde nas profundezas abissais de Paris?

[CASA WINCHESTER, CALIFÓRNIA]
Na ensolarada Califórnia há uma casa esquisita com escadas que acabam no teto, portas que abrem para o nada e ganchos em múltiplos de 13. A lenda é que Sarah Winchester, herdeira de uma fortuna bélica, foi aconselhada a construir uma casa sem parar até o dia da sua morte (durante 38 anos!), para escapar dos fantasmas daqueles que morreram pelos rifles Winchester (empresa de sua família).

[SZOBORPARK, HUNGRIA]
Com o fim da União Soviética, o povo de Budapeste decidiu juntar todas as estátuas de Lenin, Marx e Engels num lugar só, a 40 minutos da cidade. Tipo o cemitério do socialismo. Medo!

[ABADIA DE THELEMA, ITÁLIA]
A ex-comuna (proibida por Mussolini após morte acidental, em 1923) de Aleister Crowley, um dos ocultistas mais famosos e sinistros da história, hoje é uma semi-ruína, cheia de mato e objetos bizarros.

[MARY KING'S CLOSE, ESCÓCIA]
Herança dos métodos médicos de séculos passados, a claustrofóbica Mary King's Close foi onde as vítimas da peste eram deixadas para morrer. Reformada e reaberta em 2003, com direito ao fantasma de uma garotinha (Annie), virou point dos fãs do paranormal.

[PRIPYAT, UCRÂNIA]
A "cidade mais jovem do mundo", como anunciou o governo soviético, foi totalmente abandonada em 28 de abril de 86 (ainda há jornais do dia em cima das mesas) com o desastre de Chernobyl, e aberta para visitantes em 2002. Para os curiosos, o infame Reator #4 também pode ser visto - de longe.

Por André Rodrigues + Ana Pinho - 16.11.07 - 12h00

Nenhum comentário: