Mobilizar a sociedade para preservar e recuperar a sub-bacia hidrográfica da Lagoa Central. Essa tem sido a alavanca que vem movimentando várias pessoas do município de Lagoa Santa, há 37 quilômetros de Belo Horizonte, desde o final do ano passado. Assoreamento, lixo, falta de tratamento de esgoto, ocupação desordenada da região é alguns dos problemas que estão pondo em risco a preservação da Lagoa.
Confira a reportagem na íntegra:
http://www.manuelzao.ufmg.br/jornal/jorn-ulted-14/ed14-moralagoa.htm
[Análise]
A comunidade de Lagoa Santa está mobilizada com a degradação da Gruta da Lapinha que é um patrimônio natural do município, e considerada como o símbolo da cidade.
Em seu interior foram descobertos fósseis humanos e ossos pré-históricos, como o famoso "Crânio do Homem de Lagoa Santa" indicando a existência do Homem na região há mais de 10 mil anos.
O projeto Manuelzão junto com a comunidade local, realizou um seminário com alguns órgãos do turismo para discutir sobre a importância da cidadania na solução dos problemas ambientais, um dos coordenadores das atividades Inácio Fernandes, acredita que este projeto é fundamental para motivar toda sociedade a desenvolver propostas de recuperação e preservação da Lagoa Central. Segundo Inácio, "cada um deve dar sua parcela de contribuição".
[Proposta]
A comunidade em geral deve-se conscientizar, os representantes do projeto devem realizar mais de um congresso e convidar toda a comunidade para participar, e realizar divulgações destes para que todos tenham acesso.
Como a cidade se localiza em área cárstica, o terreno é muito susceptível a erosões e desabamentos. Os representantes da Soeicom não convenceram a comunidade da ausência de riscos do projeto que querem desenvolver, mas para que isso aconteça, é preciso ter acesso aos projetos, não apenas os representantes, mas a comunidade em geral.
É preciso realizar um plano de manejo para a Gruta da Lapinha, pois este é um estudo completo que envolve vários profissionais e detecta o número de pessoas que a cavidade comporta, qual é o melhor roteiro, a melhor iluminação, quais salões devem ser interditados para a visitação. E assim colocar em prática.

Um comentário:
não entendi qual é a sua proposta...o que voce vai fazer?!?!?
Postar um comentário